RFCC abre Outubro Rosa na Galeria Cidade Aruna com desfile de força e superação
O Desfilando Autoestima reuniu 25 mulheres assistidas que, acompanhadas de suas madrinhas, reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer

Com emoção, acolhimento e exemplos de superação, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC Maringá) abriu oficialmente as ações do Outubro Rosa na cidade com a edição 2025 do Desfilando Autoestima, realizada na tarde desta quarta-feira (1º), na Galeria Cidade Aruna. O evento reuniu 25 mulheres assistidas pela instituição, que desfilaram acompanhadas de suas madrinhas – apoiadoras que contribuíram com doações para a causa. Neste ano, o tema da campanha Outubro Rosa é “Movimente-se pela Vida”, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da valorização da vida.
Para Janaina Mantovani, Gestora Institucional da RFCC Maringá, as participantes transformaram a passarela em um palco de força, coragem e inspiração.
“O Desfilando Autoestima é um momento de acolhimento, beleza e superação, em que nossas assistidas se reconhecem como mulheres fortes e inspiradoras. A presença das madrinhas foi essencial nesse processo de apoio e afeto, e juntas conseguimos abrir o Outubro Rosa com uma mensagem de esperança, prevenção e união”, destacou Janaína.
A emoção também tomou conta das madrinhas e das assistidas. “Eu sou madrinha da Andréia, que está aqui comigo. É sempre uma honra participar de um evento como esse, apoiando o Outubro Rosa. É emocionante poder conhecer a história dela e caminhar juntas neste momento tão especial”, compartilhou Ninha Chiozzini, uma das madrinhas. As participantes desfilaram com lenços exclusivos criados pelo estilista Hugo Ito.
A assistida Andréia Smerdel reforça o sentimento de gratidão: “Eu estou muito emocionada. Estava bastante ansiosa, mas deu tudo certo. Tive essa madrinha maravilhosa, a Ninha, que me ajudou e me deixou super tranquila. Foi maravilhoso. Tem muita energia e otimismo, e isso nos ajuda muito com a autoestima. Muito obrigada”, disse Andréia.

A parceria com a Galeria Cidade Aruna reforçou a dimensão simbólica do evento. “Para nós, do grupo PRC e Aruna, é uma alegria receber um evento que mostra que a vida merece ser celebrada todos os dias e que, mesmo durante o tratamento, é possível resgatar a confiança, o brilho e a alegria de cada mulher”, comemora Lorena Nazário, gestora de Experiência do Cliente e Eventos da Galeria Cidade Aruna.
Atualmente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá atende 189 adultos e 18 crianças e adolescentes, oferecendo apoio gratuito durante o tratamento oncológico.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras (excluídos os de pele não melanoma). Para o triênio 2023-2025, a estimativa é de 73,6 mil novos casos por ano no país, número que reforça a necessidade de campanhas de conscientização como o Outubro Rosa.