Entrega do bairro náutico Aruna Bioma eleva turismo regional em Porto Rico
Cerimônia reuniu diretoria do Aruna, autoridades e convidados; bairro náutico abre ao público neste sábado, 20, e marca início da temporada de verão na Costa Noroeste

A entrega do Aruna Bioma marca uma nova fase para Porto Rico e para o turismo no Paraná. Primeiro bairro náutico aberto do estado, o empreendimento de compras e lazer consolida o município como um dos destinos turísticos com maior crescimento no Brasil, reconhecido pelas belezas naturais e praias de água doce com areia fina e águas cristalinas, que atraem visitantes de diferentes regiões do país.
O ritmo acelerado das obras do Bioma permitiu a antecipação da entrega nesta sexta-feira (19) em cerimônia que reuniu a diretoria do Aruna, autoridades e convidados, marcando também o início da temporada de verão na Costa Noroeste, que começa no domingo (21). O Aruna Porto Rico é um projeto executado pela PRC Empreendimentos, com incorporação da Aruna Urbanismo Arte e projeto arquitetônico assinado pela A5 Arquitetura.

Implantado às margens do Rio Paraná, o Aruna Bioma reforça a vocação de Porto Rico como destino turístico qualificado ao propor uma ocupação integrada à paisagem natural, com infraestrutura pensada para lazer, bem-estar e convivência. O empreendimento com a marca Aruna representa um avanço estratégico para o desenvolvimento regional, alinhando planejamento urbano, natureza e qualidade de vida.
A partir deste sábado (20), o bairro náutico estará aberto à visitação do público, que também poderá realizar um tour pelas obras dos outros dois empreendimentos que integram o Aruna Porto Rico — um complexo voltado à experiência de viver em contato com a natureza: Aruna Ilhas e Aruna Torres.

Bairro náutico
O Aruna Bioma é um bairro náutico, de compras e lazer, planejado para criar uma nova centralidade urbana em Porto Rico. Às margens do Rio Paraná, o projeto integra esporte, convivência e serviços em um território pensado para quem valoriza qualidade de vida, contato com a natureza e uma infraestrutura completa.
O bairro oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos e reúne, em um mesmo espaço, comércio, gastronomia e serviços, promovendo autonomia e dinamismo ao dia a dia de moradores e visitantes.
A futura Alameda, espaço público localizado no acesso principal do bairro, foi concebida como um eixo de encontro e circulação. Com operação gastronômica e áreas dedicadas a usos comerciais e de convivência, a Alameda fortalece as conexões urbanas e estimula a permanência, o encontro e a vida ao ar livre.
“O Bioma é um empreendimento destinado para quem busca uma infraestrutura completa em um dos principais destinos de lazer do Sul do País. O empreendimento garante as melhores escolhas de compras, lazer e gastronomia às margens do Rio Paraná”, explica o diretor da Aruna Urbanismo e Arte, André Buzzo.
Além de toda a comodidade e autonomia, o diretor afirma que o bairro contará com praças públicas, parques infantis e fontes de água. O modelo é inspirado na Praça da Austrália (Australia Square), localizada em Sydney, um ícone mundial em relação a espaços públicos abertos e que funciona como ponto central de encontro para a população.

Excelente opção de investimento
Para o diretor do Aruna Urbanismo e Arte, André Buzzo, o empreendimento é uma excelente opção para o descanso das famílias que prezam por locais bonitos, com boas opções de lazer e turismo.
“Mais do que benefício próprio, o Aruna é, também, uma alternativa segura de investimento imobiliário. A pessoa pode investir em diversos modelos de imóveis e destinar para a locação, já que é um empreendimento completo e em uma região cada vez mais procurada pelos turistas.”

Potencial turístico
A escolha da localização para o novo empreendimento tem conexão com as belezas naturais e o turismo náutico que são característicos da região. Além de atrair moradores, a inauguração fomenta um crescimento e o desenvolvimento promissor para a cidade.
Com cinco décadas de história, segundo o IBGE, a população estimada de Porto Rico é de 2.561 pessoas. Nos finais de semana e nos feriados, esse número salta para 10 mil pessoas na região.
Mais do que um número expressivo de turistas, o município é conhecido pelo número de embarcações. Segundo a Prefeitura de Porto Rico, são 3,5 mil embarcações registradas na cidade, volume que é superior ao de moradores da região.






