Complan 2025 destaca Cidade Aruna, da PRC Empreendimentos, como case de urbanismo sustentável no Brasil
Seminário realizado em São Paulo apresentou tendências para cidades mais humanas, sustentáveis e conectadas, reunindo público altamente qualificado de todas as regiões do país

O Complan 2025, principal Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil, chegou à sua 15ª edição consolidando-se como o maior já realizado. Foram mais de 760 profissionais reunidos, número recorde que reforça a relevância do encontro como espaço estratégico para o futuro do urbanismo brasileiro. Entre os destaques, estava o case do Cidade Aruna (PR), que mostrou como os vazios urbanos podem se transformar em polos de desenvolvimento sustentável, integrando habitação, comércio, serviços e lazer em projeto de uso misto que equilibra modernidade e natureza.
O seminário reuniu um público altamente qualificado e diversificado, com predominância de loteadores, incorporadores, construtores, master developers, urbanistas e arquitetos, além de comercializadoras, consultorias, fundos de investimento, investidores, escritórios jurídicos e imobiliárias. Participantes das cinco regiões do país, representando 23 estados, reforçaram o alcance nacional do evento. Também marcaram presença dois palestrantes internacionais: Prof. Carlos Moreno (Paris), criador do conceito da Cidade de 15 Minutos, e Milena Bingre, da DPZcodesign (Miami).

Focado em apresentar cases de sucesso e debater temas de vanguarda, o Complan tem como missão gerar reflexões sobre os mais diferentes aspectos das cidades, sempre guiado pelos princípios do Novo Urbanismo e contribuindo com a consolidação de projetos brasileiros. Assim, o congresso é considerado o grande ponto de encontro do mercado imobiliário para falar sobre desenvolvimento urbano no Brasil, reunindo os principais players do setor para fomentar ideias, compartilhar experiências, impulsionar negócios e construir uma visão comum sobre como desenvolver cidades mais humanas, funcionais e integradas.
Segundo Gabriel Senna, superintendente de Seminários Nacionais da ADIT Brasil, os debates desta edição reforçaram o papel do evento como espaço de inovação e construção coletiva.
"No centro das discussões estiveram as tendências e inovações do desenvolvimento urbano mundial, sempre com foco em como construir cidades para as pessoas. Foram apresentados reflexos importantes sobre como a proximidade e o mix de usos podem reduzir deslocamentos e melhorar a qualidade de vida, além de insights práticos do Novo Urbanismo e da relevância do equilíbrio entre contrapartidas públicas e privadas para viabilizar projetos sustentáveis", afirma Senna.
Ele avaliou de forma positiva os resultados alcançados: “Mais uma vez reunimos os principais players do mercado imobiliário, batemos recorde histórico de público e entregamos conteúdos de altíssimo nível. Foram mais de 30 palestrantes, em mais de 15 horas de programação, que geraram conexões estratégicas e reflexões profundas, que vão impactar de forma direta o futuro do desenvolvimento urbano no Brasil”, concluiu.
Representando o ecossistema urbano Cidade Aruna, estiveram presentes no Complan 2025 Mitsy Balconi, diretora de Projetos, Miriam Parmezani, diretora de Branding e Raphael Ferreira, diretor-geral da PRC | Aruna. Para Ferreira, a participação reforçou o protagonismo do Cidade Aruna no debate nacional sobre urbanismo.
“O Cidade Aruna foi convidado como um dos principais empreendimentos de uso misto em desenvolvimento no Brasil. Estar ao lado de projetos de grande relevância, já entregues, em construção ou em fase de concepção, reforça a importância do nosso ecossistema urbano. Tivemos a oportunidade de apresentar como estruturamos o masterplan - desde a concepção da Gleba Itororó, passando pelo processo colaborativo da charrete com especialistas e comunidade, até a consolidação do conceito de ecossistema urbano. Essa troca de experiências foi extremamente enriquecedora e reforça o papel do Aruna como referência em inovação e planejamento no país”, analisou o diretor-geral.

Já Miriam Parmezani, destacou a relevância do evento e o espaço de diálogo que se consolidou.
“Foi uma honra representar o Cidade Aruna em um congresso que reuniu os principais empreendimentos do país. A palestra magna de Carlos Moreno, referência mundial no Novo Urbanismo e criador do conceito da Cidade de 15 Minutos, trouxe reflexões fundamentais sobre o futuro das cidades. Estar nesse ambiente, ao lado de projetos de grande impacto, mostra como a PRC Empreendimentos se posiciona entre as iniciativas mais inovadoras do Brasil, unindo urbanismo, branding e propósito na criação de lugares que geram identidade e pertencimento”, comemora a diretora de Branding.
O evento também destacou soluções construtivas sustentáveis em ascensão, como o CLT (Cross Laminated Timber – madeira engenheirada), a implantação de jardins de chuva como alternativa inteligente de drenagem e a valorização do verde urbano como recurso para equilíbrio ambiental, conforto térmico e bem-estar da população. Outros projetos foram apresentados como plataformas de inclusão social, cultura e inovação, reforçando que o urbanismo pode ser ferramenta para a construção de cidades mais abertas e seguras.

Mais do que um seminário, o Complan 2025 se consolidou como espaço de troca, networking e conexão entre profissionais que estão moldando o futuro das cidades brasileiras. As tendências e insights apresentados reforçaram que urbanismo, inovação e sustentabilidade caminham lado a lado para desenhar a vida urbana das próximas décadas.
Fotos: Divulgação Complan 2025