Sipat mobiliza mais de 500 trabalhadores do Grupo PRC Aruna em obras no Paraná

As ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais acontecem até sexta-feira (25), nos canteiros de obras nas cidades de Maringá, Campo Mourão e Porto Rico 

Com o compromisso de fortalecer uma cultura organizacional voltada à prevenção, à saúde e à segurança no trabalho, o Grupo PRC Aruna - formado pela PRC Empreendimentos e Aruna Urbanismo Arte -, promove de segunda (21) até sexta-feira (25), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) nos canteiros de obras das cidades de Maringá, Campo Mourão e Porto Rico. A iniciativa mobiliza cerca de 500 trabalhadores, entre colaboradores próprios e terceirizados, que atuam nos principais empreendimentos do grupo: Nest 635 - Vertical Houses (Maringá); Condomínio Residencial Novo Bronzel (Campo Mourão) e Aruna (Porto Rico). 

Mais do que cumprir uma obrigação legal, a Sipat é uma oportunidade estratégica de sensibilização, educação e valorização das equipes que atuam diariamente nos canteiros de obras.

“Queremos que cada colaborador se sinta cuidado, respeitado e parte essencial do que estamos construindo. Cuidar da saúde física e emocional dos nossos trabalhadores é fundamental para garantir não só um ambiente de trabalho mais seguro, mas também uma vida com mais qualidade e dignidade para todos. Com essas ações, contribuímos para a construção de cidades mais humanas e sustentáveis”, afirma João Victor Ferreira, diretor de Gente e Gestão da PRC Empreendimentos.


A Sipat é uma iniciativa anual que visa fortalecer a cultura da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em 2025, as atividades contam com uma agenda diversificada de palestras e dinâmicas conduzidas por profissionais das áreas de saúde, segurança do trabalho e parceiros institucionais, como apoio das secretarias municipais de Saúde, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, além de empresas privadas. 


Entre os temas abordados ao longo da semana estão prevenção de acidentes no canteiro de obras, ergonomia e postura no trabalho, direção defensiva, saúde física e alimentação, cuidados com a saúde mental e emocional, assédio moral e sexual, preservação ambiental, além de saúde sexual e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A coordenadora de Segurança do Trabalho do Grupo PRC Aruna, Nadiane Mitsueda, destaca a importância das ações. "A Sipat é mais do que um evento. É uma demonstração clara do nosso compromisso com a vida. Portanto, cada tema foi escolhido para reforçar a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente mais seguro e saudável”, diz. 


No Aruna Porto Rico, a Sipat também terá uma ação simbólica voltada ao meio ambiente, nesta terça-feira (22). Após a palestra sobre conscientização e preservação ambiental, a equipe de Engenharia, mestres de obras e trabalhadores realizarão o plantio de 50 árvores nativas da região, em uma iniciativa que reforça o compromisso do grupo com o futuro sustentável da cidade. 

Em Maringá, a programação será encerrada na sexta-feira (25) com a palestra da psicóloga Maria Luiza Marçal, da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), que abordará o tema “Cuidados com a saúde para uma melhor qualidade de vida”.

Com uma abordagem integrada e participativa, a Sipat 2025 do Grupo PRC Aruna reforça o papel ativo de cada colaborador na construção de um ambiente de trabalho mais humano, seguro e responsável.


Compartilhe este artigo

Assine nossa newsletter


Outras notícias

Por Carina Bernardino 30 de julho de 2025
Bate-papo entre arquitetas acontece nesta sexta-feira (1º de agosto), no Cidade Aruna. Iniciativa do IAB Núcleo Maringá fortalece redes entre profissionais
Masterplan Aruna
Por Carina Bernardino 3 de julho de 2025
Construção do masterplan Aruna deve gerar mais de 300 empregos formais até 2026; Complexo multiuso redefine o mercado imobiliário no Noroeste do Paraná
Por Carina Bernardino 27 de junho de 2025
Plano turístico definido será para o Encontro das Águas e Biomas, região que compreende 12 municípios
Mostrar mais