Empregabilidade e sucessão familiar se destacam nas obras de alto padrão em Porto Rico

Construção do masterplan Aruna deve gerar mais de 300 empregos formais até 2026; Complexo multiuso redefine o mercado imobiliário no Noroeste do Paraná

Há quase dois anos, as obras do masterplan Aruna têm movimentado intensamente a economia de Porto Rico, na Costa Noroeste (PR), impulsionando o setor da construção civil e gerando um volume expressivo de empregos. Com frentes de trabalho espalhadas por diferentes áreas - como urbanização, edificações, paisagismo e infraestrutura -, a construção do complexo multiuso de alto padrão da Aruna Urbanismo Arte conta com 220 colaboradores ativos diariamente. Ao todo, 290 trabalhadores estão cadastrados e, com o avanço da construção do Aruna Torres, esse número deve ultrapassar 300 ainda em 2025, chegando a cerca de 350 até o fim de 2026, explica o coordenador de obras, Bruno Basílio. 


O Aruna é um projeto imobiliário ambicioso e inovador que tem como objetivo transformar a cidade de Porto Rico em um destino turístico de renome nacional, com foco em lazer e esportes aquáticos. O masterplan contempla diferentes empreendimentos, como o Aruna Ilhas - condomínio em construção, inspirado em ilhas paradisíacas e com praia artificial -, o bairro náutico aberto Aruna Bioma, que será entregue ainda este mês, e o Aruna Torres - já lançado, com mansões e casas suspensas que oferecem vista exclusiva para o Rio Paraná. Também fazem parte do projeto o Aruna Alameda e o Aruna Home, projetados para proporcionar uma experiência única e ainda mais exclusiva.

Ainda de acordo com o coordenador, os dados das obras reforçam o papel do Aruna como um importante vetor de geração de renda e oportunidade no Noroeste do Paraná. “Dezenas de empresas e profissionais de diferentes especialidades são mobilizados conforme a demanda, em um fluxo contínuo que movimenta diretamente setores como terraplanagem, pavimentação, construção de edificações, redes hidráulicas e elétricas, pintura, manutenção, logística, entre outros setores”, explica Bruno Basílio. 

Entre os principais segmentos, destacam-se: 58 profissionais atuando em terraplanagem e pavimentações; 40 trabalhadores dedicados à organização, manutenção e logística; 18 na construção da edificação vertical; 19 na instalação de rede elétrica subterrânea no Ilhas; além de equipes específicas em paisagismo, piscinas, irrigação, sinalização, cercamentos, estruturas metálicas, e outros segmentos. 


Um diferencial no canteiro de obras do Aruna é a presença de famílias atuando juntas. Pais e filhos ou irmãos que compartilham a rotina de trabalho representam mais do que continuidade em gerações - simboliza confiança mútua, estabilidade e pertencimento ao masterplan. Essa sucessão familiar na construção civil fortalece vínculos e reforça o compromisso com a qualidade e o cuidado que caracterizam o empreendimento. O resultado é uma equipe mais engajada, experiente e conectada com os valores do Aruna, que tem transformado a cidade de Porto Rico em um novo polo de desenvolvimento urbano.


A engenheira civil Fernanda Gabrielly Jacomini da Silva é um exemplo de como a sucessão familiar fortalece ainda mais a atuação na construção civil. Especializada em saneamento, ela seguiu os passos do pai, Cassimiro, com quem trabalha lado a lado há anos. Juntos, estão atuando nas obras do masterplan Aruna - ele na infraestrutura, ela no saneamento.


“Trabalhar com meu pai é um privilégio. Ele sempre me incentivou a buscar uma área promissora e, por orientação dele, me especializei em saneamento, um campo essencial e que ainda era pouco explorado. Hoje, atuamos juntos nas obras do masterplan Aruna - ele com a parte de infraestrutura e eu com o saneamento - áreas diferentes, mas que se completam dentro de um empreendimento. É muito bom trabalhar ao lado de alguém em quem confio profundamente e que tem tanta experiência para compartilhar. Ele sempre está disposto a me orientar, e isso me dá segurança e orgulho de fazer parte dessa trajetória.”


O masterplan Aruna segue a todo vapor - e com ele, seguem também as histórias que fazem do trabalho nas obras de Porto Rico, uma experiência de vida para muitas famílias.

Aruna Ilhas e Aruna Bioma: vencedores do Prêmio Sinduscon 2024

Os empreendimentos Aruna Ilhas e Aruna Bioma, da Aruna Urbanismo Arte, foram premiados na categoria Arquitetura e Urbanidade – Empreendimentos Horizontais no 11º Prêmio Sinduscon/PR-Noroeste. A premiação aconteceu em Maringá, reunindo mais de 600 profissionais do setor da construção civil. Integrados ao masterplan Aruna, em Porto Rico (PR), os projetos foram reconhecidos por seu design inteligente, soluções de moradia inovadoras e integração com o ambiente urbano, reforçando a liderança da Aruna Urbanismo Arte no segmento.


Representando a empresa, o engenheiro civil Douglas Tardivo destacou a emoção de receber o prêmio e enfatizou o trabalho coletivo por trás dos empreendimentos. Segundo ele, “o Aruna Ilhas e Aruna Bioma são a concretização de um sonho construído por uma equipe comprometida e pela confiança de parceiros, refletindo o propósito da empresa de transformar vidas por meio de espaços que geram impacto positivo nas cidades”, disse.

Conheça o masterplan Aruna: https://arunaurbanismo.com.br.


Compartilhe este artigo

Assine nossa newsletter


Outras notícias

Por Carina Bernardino 27 de junho de 2025
Plano turístico definido será para o Encontro das Águas e Biomas, região que compreende 12 municípios
Por Carina Bernardino 14 de maio de 2025
Projeto da PRC Empreendimentos, em construção na zona 08 de Maringá, terá vegetação natural na fachada, proporcionando bem-estar e mais qualidade de vida aos moradores
Por Carina Bernardino 6 de maio de 2025
As quadras de pickleball, esporte em crescimento no Paraná, estão entre os ambientes externos mais utilizados, inclusive para festivais de mini tênis. Espaços são gratuitos
Mostrar mais