Exposição celebra 20 anos de parceria artística entre Bulla Jr. e Paolo Ridolfi
Artistas comemoram duas décadas de amizade em uma mostra que reúne 35 fotografias e nove obras de arte. A exposição gratuita abre nesta sexta (7), no CAC, com apoio da PRC Empreendimentos

A amizade entre o fotógrafo Bulla Jr. e o pintor Paolo Ridolfi é o ponto de partida da exposição “Luz e Tinta”, que entra em cartaz nesta sexta-feira (7), em Maringá. A mostra reúne obras e registros que atravessam duas décadas de convivência artística e afetiva.
Em exibição na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) até o dia 21 de novembro, a exposição apresentará 35 fotografias de Bulla Jr. e nove obras de Ridolfi, entre pinturas e objetos, destacando o diálogo entre luz e cor que permeia a trajetória dos dois artistas. A visitação é gratuita e poderá ser feita de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Apresentados em 2005, Bulla Jr. e Ridolfi construíram uma relação marcada por trocas criativas e afetivas. O registro do cotidiano - do ateliê, das conversas acompanhadas de café e das obras em processo -, evoluiu para um olhar mais íntimo, familiar, revelando o território vital de dois artistas maringaenses que fazem da vida e da arte uma experiência contínua e compartilhada.
“O Bulla tem um olhar muito afetivo sobre o meu trabalho, minha família e meu espaço de criação. Ele é extremamente técnico, enquanto o meu trabalho é mais irônico e questionador. Somos muito diferentes, e é justamente isso que torna nossa relação tão interessante”, diz o pintor Paolo Ridolfi.
Bulla Jr. define a exposição como um reencontro que vai além de uma mostra de imagens, é um gesto de celebração e reconhecimento. “São 20 anos documentando o Paolo, sua família e seu universo artístico. Essas imagens sempre existiram, mas nunca haviam sido mostradas. Mais do que uma retrospectiva, essa exposição é uma celebração da obra do Paolo e dessas duas décadas de convivência, amizade e olhar compartilhado sobre a arte e o tempo”, acrescenta o fotógrafo.

Com curadoria da equipe do projeto e texto de apresentação assinado por Cristina Agostinho, juntos, os trabalhos reafirmam o diálogo entre luz e cor, técnica e emoção, e celebram o encontro de dois criadores que, ao longo dos anos, tornaram-se parceiros e cúmplices do tempo, alimentando-se mutuamente no ritmo e na sensibilidade de cada um.
A exposição “Luz e Tinta” conta com o patrocínio do Cidade Aruna, do Restaurante Habanero e da Cervejaria Operária, e é realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) e da Replicário – Bureau de Impressão.
Obras de arte no centro de Maringá
A Galeria Cidade Aruna, centro de arte, cultura, negócios e design do ecossistema urbano Cidade Aruna, abriga um acervo que valoriza artistas locais e nacionais. Entre os nomes da Coleção de Arte Contemporânea da Galeria Cidade Aruna, curada por Rafaela Tasca, está o do pintor Paolo Ridolfi, um dos artistas que assinam as obras inaugurais do espaço e que também participa da exposição “Luz e Tinta”, em cartaz no CAC.
Segundo Raphael Ferreira, diretor da PRC Empreendimentos, o incentivo à cultura é parte fundamental da identidade do grupo. “A cultura está no DNA do Grupo PRC Aruna. Apoiar artistas e promover espaços de valorização da arte é uma forma de fortalecer nossa conexão com a cidade e com as pessoas. Acreditamos que o desenvolvimento urbano também passa pela sensibilidade e pelo olhar criativo que a arte proporciona”, diz o diretor.
SERVIÇO
Exposição “Luz e Tinta”
Abertura: 7 de novembro de 2025, às 19h30
Visitação: 8 a 21 de novembro de 2025, das 8h às 18h
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)
Endereço: Av. XV de Novembro, 514
Entrada: gratuita
Classificação: Livre






