Arquitetura do Cidade Aruna é destaque no Valor Econômico

Masterplan da PRC Empreendimentos e Aruna Urbanismo Arte, projetado pela A5 Arquitetura, foi citado como exemplo nacional de integração urbana e sustentabilidade

A arquitetura do ecossistema urbano Cidade Aruna, masterplan desenvolvido pela PRC Empreendimentos e Aruna Urbanismo Arte, ganhou destaque em uma reportagem do jornal Valor Econômico, reafirmando sua posição como um marco nacional na integração urbana e sustentabilidade. Assinado pelo renomado escritório A5 Arquitetura, o projeto, em desenvolvimento em Maringá (PR), redefine o conceito de centros comerciais e espaços multifuncionais no Brasil. O complexo multiuso, primeiro da cidade, exemplifica como o mercado imobiliário está se adaptando às mudanças no comportamento do consumidor e atendendo à demanda por espaços mais integrados e sustentáveis.

Inspirado em modelos internacionais, como o Hudson Yards, em Nova York, o Cidade Aruna reúne shopping, torres comerciais e residenciais, hotel, laje corporativa, escola, clínicas e um parque linear. Essa combinação proporciona conveniência, lazer e qualidade de vida em um único lugar. Com uma arquitetura aberta, que privilegia a luz natural, áreas verdes e a convivência ao ar livre, o ecossistema urbano promove maior interação entre os frequentadores, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com o meio ambiente.

“Complexos de uso misto são uma evolução natural. Após a pandemia, vimos a importância de criar locais que promovam a convivência e a conexão com a natureza”, explicou Eduardo Paulino, diretor executivo da A5 Arquitetura, em entrevista ao jornalista Emílio Sant’Anna.

Diferentemente dos shoppings tradicionais, o ecossistema urbano maringaense substitui o cinema por um centro de eventos, demonstrando como a arquitetura e o planejamento urbano podem se adaptar às novas necessidades do mercado e da sociedade. Além disso, o modelo multifuncional reduz deslocamentos e oferece uma experiência integrada.

Inovação reconhecida nas Américas
O masterplan Cidade Aruna também foi eleito o empreendimento mais sustentável das Américas pelo Property Awards 2024, consolidando sua relevância no cenário internacional. Essa conquista reflete o cuidado com cada detalhe do projeto, desde a escolha dos materiais até a funcionalidade dos espaços.

A reportagem do Valor Econômico destaca como o Cidade Aruna se alinha a uma tendência global de transformar shoppings em polos de convivência. Esses novos espaços atendem não apenas às necessidades de consumo, mas também às de convivência, trabalho e lazer, criando uma verdadeira extensão da cidade para moradores e visitantes.

Para André Buzzo, diretor da Aruna Urbanismo Arte, o Cidade Aruna demonstra como a arquitetura pode ir além da estética, promovendo uma transformação na relação entre as pessoas e os espaços urbanos. “O masterplan não é apenas um empreendimento imobiliário; é um convite à convivência, à sustentabilidade e à inovação”, concluiu.

Com reconhecimento nacional e internacional, o complexo multiuso Cidade Aruna reafirma o compromisso da PRC Empreendimentos e da Aruna Urbanismo Arte com o desenvolvimento de cidades mais humanas, inteligentes e conectadas.

Leia a reportagem completa
aqui.


Compartilhe este artigo

Assine nossa newsletter


Outras notícias

Por Carina Bernardino 23 de outubro de 2025
“À Mesa com Tania Bulhões by Ventri” proporcionou uma experiência exclusiva. Toda a renda dos convites foi destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá
Por Carina Bernardino 14 de outubro de 2025
O evento reuniu 25 expositores de diversos segmentos, destacando o trabalho autoral e sustentável de artistas e empreendedores maringaenses
Por Carina Bernardino 3 de outubro de 2025
O Desfilando Autoestima reuniu 25 mulheres assistidas que, acompanhadas de suas madrinhas, reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer
Mostrar mais