Arquitetura do Cidade Aruna é destaque no Valor Econômico

Masterplan da PRC Empreendimentos e Aruna Urbanismo Arte, projetado pela A5 Arquitetura, foi citado como exemplo nacional de integração urbana e sustentabilidade

A arquitetura do ecossistema urbano Cidade Aruna, masterplan desenvolvido pela PRC Empreendimentos e Aruna Urbanismo Arte, ganhou destaque em uma reportagem do jornal Valor Econômico, reafirmando sua posição como um marco nacional na integração urbana e sustentabilidade. Assinado pelo renomado escritório A5 Arquitetura, o projeto, em desenvolvimento em Maringá (PR), redefine o conceito de centros comerciais e espaços multifuncionais no Brasil. O complexo multiuso, primeiro da cidade, exemplifica como o mercado imobiliário está se adaptando às mudanças no comportamento do consumidor e atendendo à demanda por espaços mais integrados e sustentáveis.

Inspirado em modelos internacionais, como o Hudson Yards, em Nova York, o Cidade Aruna reúne shopping, torres comerciais e residenciais, hotel, laje corporativa, escola, clínicas e um parque linear. Essa combinação proporciona conveniência, lazer e qualidade de vida em um único lugar. Com uma arquitetura aberta, que privilegia a luz natural, áreas verdes e a convivência ao ar livre, o ecossistema urbano promove maior interação entre os frequentadores, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com o meio ambiente.

“Complexos de uso misto são uma evolução natural. Após a pandemia, vimos a importância de criar locais que promovam a convivência e a conexão com a natureza”, explicou Eduardo Paulino, diretor executivo da A5 Arquitetura, em entrevista ao jornalista Emílio Sant’Anna.

Diferentemente dos shoppings tradicionais, o ecossistema urbano maringaense substitui o cinema por um centro de eventos, demonstrando como a arquitetura e o planejamento urbano podem se adaptar às novas necessidades do mercado e da sociedade. Além disso, o modelo multifuncional reduz deslocamentos e oferece uma experiência integrada.

Inovação reconhecida nas Américas
O masterplan Cidade Aruna também foi eleito o empreendimento mais sustentável das Américas pelo Property Awards 2024, consolidando sua relevância no cenário internacional. Essa conquista reflete o cuidado com cada detalhe do projeto, desde a escolha dos materiais até a funcionalidade dos espaços.

A reportagem do Valor Econômico destaca como o Cidade Aruna se alinha a uma tendência global de transformar shoppings em polos de convivência. Esses novos espaços atendem não apenas às necessidades de consumo, mas também às de convivência, trabalho e lazer, criando uma verdadeira extensão da cidade para moradores e visitantes.

Para André Buzzo, diretor da Aruna Urbanismo Arte, o Cidade Aruna demonstra como a arquitetura pode ir além da estética, promovendo uma transformação na relação entre as pessoas e os espaços urbanos. “O masterplan não é apenas um empreendimento imobiliário; é um convite à convivência, à sustentabilidade e à inovação”, concluiu.

Com reconhecimento nacional e internacional, o complexo multiuso Cidade Aruna reafirma o compromisso da PRC Empreendimentos e da Aruna Urbanismo Arte com o desenvolvimento de cidades mais humanas, inteligentes e conectadas.

Leia a reportagem completa
aqui.


Compartilhe este artigo

Assine nossa newsletter


Outras notícias

Por Carina Bernardino 25 de abril de 2025
O evento terá peças de vestuário, acessórios de luxo e produtos exclusivos doados por personalidades da região por nomes como Fabíola Tasca, Ritha Capelato e Kleber Barbão
Por Carina Bernardino 11 de abril de 2025
O evento, que discute o futuro dos bairros e cidades planejadas no Brasil, reuniu os principais nomes do urbanismo e do mercado imobiliário
Por Carina Bernardino 4 de abril de 2025
Impulsionada pelo crescimento do turismo e do mercado imobiliário, a cidade amplia suas opções de lazer aquático e traz uma novidade para junho: um bairro náutico aberto
Mostrar mais