Cidade Aruna é apresentado nacionalmente no Bairros Summit 2025, em São Paulo
O evento, que discute o futuro dos bairros e cidades planejadas no Brasil, reuniu os principais nomes do urbanismo e do mercado imobiliário

Nesta semana, o ecossistema urbano Cidade Aruna, desenvolvido em Maringá, ganhou destaque nacional ao ser apresentado no Bairros Summit 2025, realizado em São Paulo (SP), um dos principais eventos do país voltados à inovação e ao desenvolvimento de bairros planejados. O projeto foi exposto pelas equipes PRC Aruna e A5 Arquitetura, responsável pelo masterplan, e chamou a atenção pela proposta ousada, sustentável e integrada de transformar a relação entre urbanismo, natureza e qualidade de vida.
O evento, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, reuniu empreendedores, urbanistas, arquitetos, incorporadores e gestores de diversas regiões do Brasil, reforçando o protagonismo de Maringá no cenário nacional da urbanização inteligente e sustentável. A apresentação do Cidade Aruna consolidou o masterplan como referência em planejamento urbano inovador, voltado ao bem-estar, à convivência e ao futuro das cidades.
Com foco em conteúdo prático, networking qualificado e geração de negócios, o Bairros Summit se destacou pelo formato inovador e imersivo, promovido pela MATX, priorizando a troca de experiências entre profissionais que atuam na criação de comunidades planejadas.

Um dos pontos altos da programação foi justamente a apresentação nacional do Cidade Aruna. O projeto da PRC Empreendimentos e da Aruna Urbanismo Arte, assinado pela A5 Arquitetura, foi apresentado por Eduardo Paulino, CEO do grupo, em um dos painéis principais do evento. Trata-se do primeiro ecossistema urbano planejado de Maringá, composto por 13 edifícios residenciais e comerciais interligados, além de hotelaria, entretenimento, espaços dedicados às artes, um shopping a céu aberto e um parque linear com paisagismo regenerativo da Mata Atlântica, desenvolvido com foco em integração urbana, sustentabilidade e inovação em branding.
“O Cidade Aruna estabelece um novo padrão de excelência, em que os espaços são projetados para proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Por isso, foi apresentado aqui no Summit como um exemplo de como a criação de ecossistemas urbanos pode elevar o valor imobiliário e a qualidade de vida nas cidades”, explicou Eduardo Paulino.

A Head de Branding da PRC | Aruna, Miriam Parmezani, destacou a importância de participar de eventos como o Bairros Summit e trocar experiências com quem passa pelos mesmos desafios e compartilham dos mesmos propósitos, de criar lugares que elevam a qualidade de vida das pessoas e inspirem um futuro melhor para as cidades.
“Foi muito significativo ver Maringá em evidência em um evento de alcance nacional, sendo reconhecida como referência em urbanismo e inovação. Desde a fase embrionária, pensamos o Cidade Aruna como uma marca com propósito, que conecta pessoas, natureza e cidade. Levar essa visão para o Bairros Summit reforça não só a força do projeto, mas também o protagonismo de Maringá no cenário urbano brasileiro”, afirmou Miriam.
Reconhecido internacionalmente, o inovador Cidade Aruna recebeu o Prêmio International Property Awards 2024, na categoria de excelência em desenvolvimento urbano, uma das mais prestigiadas premiações de arquitetura e design do mundo. Competindo com projetos de mais de 21 países das Américas do Norte, Central e do Sul, o primeiro ecossistema urbano de Maringá conquistou o título de Melhor Arquitetura de Uso Misto das Américas.
O Bairros Summit 2025 também apresentou outros cases de destaque nacional, como Barra da Tijuca (RJ), Quartier (RS), Passeio Sapiens (SC), VivaPark (SC), Parc Autódromo (PR), Porto Belo Golf Resort (SC) e Harmonia (RS), reforçando a importância do planejamento urbano integrado e da gestão estratégica na valorização dos empreendimentos imobiliários. Ao reunir os principais protagonistas do setor, o evento consolidou-se como um espaço essencial para o debate e a inovação no desenvolvimento das cidades planejadas brasileiras.